topo.jpg

2007 regiane

 

 

 

Dissertações (2007) 

 

 

Conhecimentos Acadêmicos e Conhecimentos Práticos: A Formação do Professor de Geografia nos Primeiros Anos de Experiência Profissional

 

Autor (a): Regiane Alves da FONSECA

Orientador (a): Drª. Lana de Souza Cavalcanti

Data da Defesa: 06/06/2007

Resumo:

Este artigo teve como foco principal abordar a distância que existe entre os conhecimentos acadêmicos geográficos e os conhecimentos efetivamente práticos de um docente de Geografia em início de experiência profissional e investigar como o processo de construção da identidade profissional ocorre através da mediação: formação acadêmica e prática pedagógica. A análise partiu da idéia que o processo de construção da identidade docente acontece também sob influência de elementos como a história de vida, o período acadêmico e ainda a escola como lugar de manifestação da prática docente.

Palavras-chave: Pratica dos professores, Formação de professores, Identidade profissional, Ensino de Geografia.