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Ementas

 

Disciplinas Obrigatórias:

  1. Ambiente e Ocupação da Região do Cerrado
  2. Teoria e Método em Geografia 

 

Disciplinas Eletivas:

  1. A linguagem cartográfica aplicada ao ensino e à pesquisa em Geografia
  2. Avaliação dos Sistemas Pedológicos
  3. Micromorfologia de Solos Aplicada a Estudos Geo-Ambientais
  4. Planejamento Ambiental
  5. Processo de Urbanização em Áreas do Cerrado
  6. Últimos avanços das Pesquisas sobre Solo e sua aplicações no Cerrado
  7. As Redes Urbanas e o Desenvolvimento Regional 
  8. Geografia, Mídia e Práticas Educativas
  9. Tópicos em Educação Ambiental
  10. Tratamento da Informação Geográfica
  11. Geografia e Antropologia, Espaço e Cultura
  12. Mundanidade de Tradições, Rituais e Festas Populares – enfoque espacial
  13. Análise Ambiental de Bacias Hidrográficas
  14. Agroindústria e Modernização da Agricultura no Cerrado
  15. O Padrão Territorial Goiano e sua Inserção no País: cidade, campo e redes
  16. Técnicas de Laboratório e Análise de Sedimentos em Geografia Física
  17. Espaço Urbano, Cidadania e Dinâmica Cultural
  18. Identidades, Território e Territorialidade
  19. Planejamento Geo-Ambiental: Uso e ocupação das Terras
  20. Recursos Hídricos e Meio Ambiente
  21. Diagnóstico e controle dos processos erosivos
  22. Geoquímica do Solo
  23. Ruralidades: modos de vida no tempo e no espaço

 

 

Ementas - Disciplinas Obrigatórias

 

1- Ambiente e Ocupação da Região do Cerrado

O meio natural em áreas de cerrado; As forma de ocupação do território goiano nos séculos XVIII e XIX – da mineração à expansão da pecuária tradicional; As transformações espaciais/territoriais desenvolvidas no decorrer do século XX e a efetiva inserção de Goiás ao contexto econômico do Centro-sul; A expansão agropecuária/agro-industrial recente, decorrente do novo papel de Goiás no contexto da divisão territorial do trabalho; Os impactos ambientais produzidos pela expansão da fronteira agrícola; As configurações regionais atuais do espaço no cerrado goiano.

 

2 – Teoria e Método em Geografia

Transformações econômicas, políticas, científicas e culturais do mundo contemporâneo e a problemática epistemológica na pesquisa e no ensino de Geografia; fundamentos teórico-metodológicos da ciência geográfica; correntes modernas do pensamento geográfico e o pensamento geográfico contemporâneo; perspectivas atuais no campo da pesquisa e do ensino em Geografia.

 

 

Ementas - Disciplinas Eletivas

 

1- A linguagem cartográfica aplicada ao ensino e à pesquisa em Geografia

A cartografia no contexto das linguagens verbais e não-verbais. Contribuições dos estudos semióticos/semiológicos, de percepção visual e de cognição. Cartografia como meio/processo de comunicação. A semiologia gráfica e a análise da informação. Construção e uso de representações cartográficas na pesquisa geográfica. As especificidades da linguagem cartográfica aplicada ao ensino-aprendizagem de Geografia.

 

2. Avaliação dos Sistemas Pedológicos

Mudanças na evolução dos conceitos de solo.Níveis de organização: da escala da paisagem à do microscópio. Métodos gerais de estudo dos solos: espaciais, laboratoriais e experimentais. Aplicações. Morfologia de solos: macromorfologia e micromorfologia. Horizontes diagnósticos. Solo e paisagem (distribuição).Processos de Formação.Sistemas Pedológicos. Métodos de levantamento de sistemas pedológicos. Atributos dos sistemas pedológicos. Comportamento e funcionamento dos sistemas pedológicos tropicais. Litossequências, Topossequências, Cronossequências, Biossequências. Exemplos de sistemas pedológicos do Cerrado e avaliação diagnóstica.

 

3. Micromorfologia de Solos Aplicada a Estudos Geo-Ambientais

Solo, constituintes, estrutura. Princípios e objetivos da micromorfologia. Coleta e preparação de amostras para estudo microscópico. Componentes das microestruturas: plasma, esqueleto, poros. Arranjo dos componentes. Feições pedológicas. Aplicações ao estudo dos cerrados: origem, evolução e comportamento natural e impactado (degradação), e recuperação mediante análise microscópica das microestruturas.

 

4. Planejamento Ambiental

O sistema terrra. O bioma terrestre. A região Biogeográfica do cerrado. Conceitos básicos relacionados à questão ambiental. O movimento ambientalista brasileiro. A legislação ambiental brasileira. Considerações sobre Planejamento Ambiental. As Unidades de Conservação no Brasil. A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) e seus componentes EIA - RIMA, LA etc. Roteiro para elaboração de estudos de Impactos Ambientais e seu Relatório de Impacto Ambiental, Caracterização de áreas degradadas e Programas de recuperação de áreas degradadas.

 

5. Processo de Urbanização em Áreas do Cerrado

O ecossistema dos cerrados. Transformações sócio/espaciais. Urbanização e a constituição das redes nas áreas de cerrado. A rede urbana no cerrado: novas configurações.

 

6. Últimos avanços das Pesquisas sobre Solo e sua aplicações no Cerrado

Mudanças no conceito de solo e suas consequências. Bases teóricas e operacionais dos estudos morfológicos-ambientais do solo. A morfologia das estruturas pedológicas. Os sistemas pedológicos e a importância de seu estudo através de exemplos. Metodologia de levantamento e mapeamento dos sistemas pedológicos.

 

7. As Redes Urbanas e o Desenvolvimento Regional

Este curso discutirá o uso do território através dos objetivos e ações que articulam em verticalidades e horizontalidades, produzindo hierarquias entre os diversos núcleos urbanos. Estudaremos a verticalidades como resultado da modernização do território, cujo funcionamento está ligado a uma estrutura econômica dentro do processo de globalização, mas também analisaremos as relações contíguas, as horizontalidades e como a relação contraditória destas duas categorias geográficas se articulam contraditoriamente formando lugares. As relações das redes urbanas serão analisada particularmente em Goiás, observando como a descentralização econômica incide sobre as estruturas materiais preexistentes no território goiana, transformando ou reforçando as antigas relações entre núcleos urbanos, criando uma rede urbana altamente hierarquizada e complexa.

 

8. Geografia, Mídia e Práticas Educativas

Estuda a visão de Geografia veiculada pela mídia (televisiva, escrita, imagética e eletrônica) e suas implicações nas concepções da sociedade e nas práticas educativas.

 

9. Tópicos em Educação Ambiental

O Sistema Terra: origem - o pensamento complexo: ordem, desordem, organização/sistema. Breve abordagem sobre o processo de evolução sócio-econômica da humanidade para compreendermos porque hoje necessitamos da inserção da educação ambiental nas diversas práticas de nossa vida. Para fazer esta abordagem, consideraremos como pilar mestre da nossa análise as relações entre ser humano x natureza, acompanhando os diferentes momentos de transformação e apropriação dos recursos naturais por parte das diversas formas de organização social da humanidade. Abordagem histórica da questão ambiental e da Educação Ambiental. Definição e conceitos. Os parâmetros curriculares e educação ambiental. PRONEA - Programa Nacional de Educação Ambiental. Sistemas Complexos: concepção de meio ambiente e problemas ambientais. Aspectos Internacionais Nacionais e Locais. A questão ambiental e o processo histórico de apropriação dos recursos naturais. A Tecnologia e o Desenvolvimento Sustentável. Ecologia Humana, ética e educação. A educação ambiental no processo de planejamento. Valores Humanos e Educação Ambiental. Metodologia PROPAC – Proposta participativa para a construção do conhecimento.

 

10. Tratamento da Informação Geográfica

Sensoriamento Remoto; Processamento Digital de Imagens; Geoprocessamento: Conceitos e Aplicações; Geoprocessamento: O Sistema ArcView; Métodos Estatísticos em Geografia.

 

11. Geografia e Antropologia, Espaço e Cultura

A proximidade entre a Geografia e a Antropologia e as interfaces de abordagens, métodos, objetos de estudo e temas; apresentar estudos e pesquisas que aproximam essas duas disciplinas, a exemplo de geógrafos que abordam distintos grupos sociais (religiões, raças e etnias) e, antropólogos sociais que discorrem sobre espaço e território, lugar e paisagem.

 

12. Mundanidade de Tradições, Rituais e Festas Populares – enfoque espacial

Conceitos de tradição – leituras filosóficas, sociológicas, históricas, políticas e geográficas; Conceitos de rituais – ritos/rituais, ritos de passagem; Conceitos de festa – perspectivas “fenomenológicas”, “materialistas” e “estruturalistas”; Territorialidades, redes e lugares de festas.

 

13. Análise Ambiental de Bacias Hidrográficas

Elementos de uma bacia hidrográfica, Ciclo Hidrológico. Conceitos Fisiográficos fundamentais. Características morfométricas das bacias hidrográficas. Abordagens Práticas de análise de bacias hidrográficas.

 

14. Agroindústria e Modernização da Agricultura no Cerrado

Desenvolvimento do capitalismo no Brasil e a formação do Complexo Agro-Industrial. As teorias sobre os complexos Agro-industrial. Amodernização da agricultura no cerrado e a integração com o CAI. Campesinato e a agroindústria em Goiás.

 

15. O Padrão Territorial Goiano e sua Inserção no País: cidade, campo e redes

A interpretação territorial do Brasil. A organização urbana e agrária. As novas regionalidades e seus efeitos demográficos. A rede espacial do território goiano. Os componentes econômicos, demográficos, políticos e sociais. As áreas pólos. Os pequenos municípios. O conflito da modernização conservadora e dos agenciamentos da tradição goiana. Os símbolos dos conflitos e os resvalos nos Movimentos Sociais.

 

16. Técnicas de Laboratório e Análise de Sedimentos em Geografia Física

Composição mineralógica e petrográfica de sedimentos e rochas sedimentares; Análise morfométrica e morfoscópica (composição granulométrica; formas fundamentais: esfericidade, aplanamento, arredondamento, etc); Análise microscópica de materiais incoerentes ou compactados mediante estereoscopia com microscópio a transmissão; Composição mineralogia mediante difratometria em amostras de diversas granulometrias; Reconhecimento da natureza mineralógica de grãos soltos mediante difratometria em câmara de Gandolfi; Composição química com Espectrometria de Fluorescência de Raios X pela determinação percentual de elementos maiores e menores; Identificação e morfologia de frações muitos finas; Composição química a nível semi-quantitativo mediante microscopia de varredura SEM-EDAX e restituição mediante imagens fotográficas computadorizadas.

 

17. Espaço Urbano, Cidadania e Dinâmica Cultural

Conceituação de espaço urbano e categorias básicas para sua análise. A produção cotidiana do espaço intra-urbano, sua estrutura, suas contradições. A cidade contemporânea como espaço síntese de culturas e de formação de cidadania.

 

18. Identidades, Território e Territorialidade

O estudo dos pressupostos da globalização - lugar/globalização; cultura e relações espaço - poder como elementos constitutivos da identidade cultural e da identidade territorial - Território e suas várias acepções - Territorialidade e Processos - As bases da Geografia Cultural.

 

19. Planejamento Geo-Ambiental: Uso e ocupação das Terras

O Planejamento do uso e ocupação das terras e a questão Ambiental. Avaliação do potencial de utilização: Caracterização do meio físico e sistema de classificação de terras (capacitação de uso, aptidão agrícola, equação de perdas de solo). Uso e ocupação do solo urbano. Planos diretores, estudos de impacto ambiental, zoneamento ecológico.

 

20. Recursos Hídricos e Meio Ambiente

A problemática da água no mundo. Ciclo Hidrológico. Recursos Hídricos Continentais. Mudanças induzidas pelo homem. Rios regulados. Transferência de águas. Águas subterrâneas e o seu uso. Poluição, metais, nitratos, fosfatos e outros. Eutrofização. Técnicas e métodos para estudo de meio ambiente aplicados aos recursos hídricos.

 

21. Diagnóstico e controle dos processos erosivos

Conceito sobre erosão: noções gerais sobre relevo e solos; causas da erosão; capacidade de uso da terra; práticas conservacionistas; mapas de suscetibilidade à erosão; controle da erosão causadas por estradas; controle da erosão com áreas urbanas.

 

22. Geoquímica do solo

Definição de geoquímica do solo. Importância da geoquímica de superfície para formação do solo. Intemperismo e transformações mineralógicas na interface solo-rocha. Processos químicos e geoquímicos envolvidos na dinâmica do solo. Processos pedogenéticos e formação de solos. Domínios pedogenéticos-geoquímicos e distribuição espacial dos solos. Geoquímica aplicada a problemas ambientais.

 

23. Ruralidades: modos de vida no tempo e no espaço

Paradigmas de pesquisa científica multidisciplinar: explicação do método praxiológico para compreensão da disciplina. Ruralidades e classe social: identidade cultural. Exemplos empíricos de pesquisa na Geografia, Antropologia e Sociologia. Aspectos relevantes da identidade cultural das civilizações pré-colombianas na América Latina e no Brasil e sua correlação com elementos culturais contemporâneos


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