2010 Valerie
Titulo: O ENSINO DE AMBIENTE NA GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE GOIÁS: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES.
Autor (a): Valeriê Cardoso Machado
Orientador (a): Profa. Dra. Lana de Souza Cavalcanti
Data da Defesa: 21/09/2010
Resumo
Ao longo das últimas quatro décadas do século XX, a grande utilização da tecnologia, no campo e na cidade, vem contribuindo para a intensificação dos impactos ambientais, afetando substancialmente os biomas brasileiros. Acredita-se que uma das formas de se evitar, ou, ao menos, diminuir a degradação ambiental, seria através da educação ambiental. Sendo assim, o objetivo essencial desta pesquisa é perceber como o ensino da Geografia pode contribuir para a educação ambiental dos discentes do Ensino Médio no Estado de Goiás. Uma das maneiras de buscar perceber essa questão é observar como os professores estão trabalhando os problemas ambientais globais e se os relacionam com a realidade do aluno. Como essa pesquisa se propôs a estudar um determinado número de pessoas e investigar um caso específico, a metodologia utilizada para a realização desse trabalho se enquadra na pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso, a qual, segundo alguns autores, possui três etapas: análise bibliográfica, análise documental e trabalho de campo. Nessa perspectiva, no que se refere a análise bibliográfica, foi realizada a partir da leitura de obras de autores de referência para a teoria da Geografia e seu ensino; para a questão ambiental na ciência geográfica; para a educação ambiental e para a educação de forma geral, como: Santos (1996); Claval (2002); Moraes (2005); Cavalcanti (1995; 2002; 2003; 2004; 2006; 2008; 2009 e 2010); Callai (1999; 2006); Suertegaray (2001; 2004); Mendonça (2001; 2002); Leff (2002); Loureiro (2006); Reigota (2001; 2006); Guimarães (2006; 2007); Saito (2002; 2006); Segura (2001); Vigotski (2008; 2008); Pombo (2005); Rego (2002); Fazenda (2008) e outros. A análise documental foi realizada a partir do estudo dos planos de ensino dos professores pesquisados, das entrevistas e questionários respondidos por eles, e, também, da pesquisa dos Anais dos principais eventos científicos de Geografia e Educação, no âmbito nacional e regional desde a década de 1980. Essa opção se deve a dois motivos. O primeiro, por compreender que a década de 1970 foi a grande propulsora de estudos envolvendo questões ambientais, devido à Conferência de Estocolmo. E segundo, por entender que a década de 1980 foi fundamental para a ciência geográfica, devido ao advento da denominada “Geografia Crítica”, a qual trouxe maiores reflexões sobre os problemas sociais contemporâneos. O objetivo de analisar esses Anais foi de perceber a evolução dos trabalhos científicos contemplando a temática da educação ambiental, especialmente nos estudos geográficos. A etapa da pesquisa de campo foi realizada em vinte municípios goianos, abrangendo quarenta escolas estaduais e federais, e, conseqüentemente, quarenta professores de Geografia. A escolha das escolas e municípios obedeceu a um critério de distribuição eqüitativa entre as mesorregiões do Estado de Goiás propostas pelo IBGE. Fato que resultou na definição da seguinte amostra: quatro municípios por mesorregião; sendo que, em cada um deles foram estudadas duas escolas. Portanto, pretendeu-se com esta pesquisa, investigar as concepções e práticas educativas dos professores de Geografia, para melhor compreender o universo educacional do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e federais do Estado de Goiás, no que diz respeito, especialmente, à educação ambiental. Para dessa maneira, buscar alternativas e sugerir perspectivas para a melhoria do ensino de Geografia no Ensino Médio, com ênfase à questão ambiental, embasada especialmente nas teorias socioconstrutivistas.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Geografia. Educação Ambiental. Saberes e Práticas docentes.