2006 rosemberg
Dissertações (2006)
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O Espetáculo na Praça: Territorialidade, Identidade e Rituais Negros na Cidade de Goiás Autor (a): Rosemberg Aparecido Lopes FERRACINI Orientado (a): Dr. Carlos Eduardo Santos Maia Data da Defesa: 04/09/2006 Resumo: Na presente dissertação, interpreta-se a territorialidade como o resultado de uma reflexão que perpassa a construção da identidade negra, no caso, a identidade do capoeirista angoleiro. Esta é embasada em rituais que têm como fundamentos a ancestralidade e a religiosidade. A partir da discussão sobre território busca-se chegar a uma interpretação sobre o conceito de territorialidade elaborado pelos angoleiros, constituídos pelos grupos Meninos de Angola, da Cidade de Goiás, e Calunga, de Goiânia, os quais denominamos irmãos-de-santo. Isto se faz, no primeiro capítulo, intitulado “A Territorialidade Negra” e sua relação com a Praça Tasso Camargo. A seguir buscam-se nas teorias da historiografia elementos que dão suporte ao entendimento da construção da identidade negra em território brasileiro, o que, em nosso caso, compreende religião, pensamento e filosofia, categorias utilizadas primeiramente por Mestre Pastinha em Salvador na expressão Capoeira Angola, prática/linguagem/forma de expressão que faz uso tanto de instrumentos musicais rústicos, cantos de louvação aos deuses africanos (orixás, inquices e voduns), como da filosofia africana e negra dentro do território-da-roda. No terceiro capítulo buscamos discutir os rituais, ou seja, as rezas, ladainhas e corridos, como a benção na entrada, as malandragens de saída e as mandingas de permanência na roda de capoeira, utilizados pelos angoleiros como forma de ludibriação, encantamento e disfarce com quem se joga/brinca/dança a angola. Com isso, constatamos que os fatores históricos de formação da identidade negra em território brasileiro servem de base aos rituais religiosos negros; assim, por exemplo, o mesmo corpo que toma forma pernóstica/estereotipada, espalhafatosa e sagrada diante do outro marca seu território como forma de espetáculo nas praças e ruas da cidade. Palavra chave: territorialidade, identidade, rituais e capoeira angola.
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