2009 john
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A violência urbana no espaço escolar: cotidiano de escolas publica em Goiânia Autor (a): John Carlos Alves Ribeiro Data da defesa: 14/10/2009 Resumo: Entender a violência urbana que ocorre no espaço escolar foi o desafio colocado a essa pesquisa. Para vencê-lo foi feito um amplo estudo sobre o conceito de violência e as melhores formas de entendê-lo, que permitissem um estudo sob perspectivas da Geografia, pois não há muitos já desenvolvidos. Para isso, foram necessários leituras da violência de diferentes enfoques, oriundos de outros campos da ciência – Educação, Psicologia, Filosofia, Sociologia etc.. Através desses pressupostos construídos desde a elaboração do projeto, foram realizadas observações da dinâmica cotidiana de três escolas públicas de Goiânia, uma centralizada – no setor Central – e duas periféricas – no Bairro Goiá II e no Parque Eldorado Oeste, respectivamente –, com o intuito de perceber as principais formas de violência ocorridas nesses espaços e relacioná-las aos seus contextos ocioespaciais. Assim, pode-se entender melhor os principais tipos de violências ocorridas em cada escola, o que permitiu uma busca pela compreensão de seus sujeitos a respeito dessa temática: a violência que os atinge. Foram elaborados e aplicados questionário e entrevistas que permitiram identificar as visões dos diferentes sujeitos escolares – alunos professores e demais funcionários da escola – sobre as violências que os atinge. Nas entrevistas, os sujeitos indagados demonstraram sua visão de violência e deram sugestões de como agir para amenizar esse grave problema que assola nossas sociedades. Palavras Chave: violência urbana, espaço escolar, cotidiano e educação. |