2009 vandervilson
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Concepções de trabalho de campo e ensino de geografia nas licenciaturas do sudoeste goiano Autor (a): Vandervilson Alves Carneiro Orientador (a): Dr ª Manoel Rodrigues Chaves Data da defesa: 28/03/2009 Resumo: O trabalho de campo é um dos recursos didáticos mais tradicionalistas da seara geográfica para a busca do conhecimento. Este recurso tem sido marcante tanto na Universidade como nos ambientes escolares dos ensinos fundamental e médio. A presente pesquisa busca conhecer as concepções de docentes e discentes sobre o recurso didático trabalho de campo nos Cursos de Licenciaturas em Geografia do Sudeste Goiano. Os dados foram coletados por meio de questionários com docentes e discentes em seus ambientes de estudo e trabalho. A análise dos resultados possibilitou mostrar as concepções de trabalho de campo tanto de docentes como de discentes. A averiguação mais detalhada através dos gráficos destacou que há concepções significativas entre docentes e discentes no que diz respeito ao recurso didático denominado de trabalho de campo, aplicado junto às disciplinas dos cursos em questão. Mediante as diversas alternativas de trabalhos de campo, os discentes e os docentes da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Pires do Rio optaram pela modalidade do tipo motivadora e, os docentes e discentes da Universidade Federal de Goiás, Campus de Catalão escolheram a modalidade do tipo treinadora. Independentemente da escolha do tipo e/ou modalidade de trabalho de campo, os docentes e os discentes devem ter clareza que essa atividade é muito importante para o conhecimento geográfico e, é através dele que as paisagens, os lugares e os municípios são descortinados.
Palavras-chave: Trabalho de campo. Licenciaturas em Geografia ecurso didático. Concepções de discentes e docentes.
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