
Defesa de Dissertação da Mestranda JANAÍNA MOURÃO FREIRE
Dia 22/02 (sexta-feira), às 14h, no Auditório do Intituto de Quimica, Bloco I, Terreo, ao lado do antigo IESA.
O Programa de Pós-Graduação em Geografia convida a todos para sessão pública de defesa de dissertação da mestranda Janaína Mourão Freire.
Data e horário
Dia 22 de fevereiro de 2013, às 14:00 horas
Local
Auditório do Intituto de Quimica, Bloco I, Terreo, ao lado do antigo IESA. - Universidade Federal de Goiás - Campus Samambaia
Título
EM BUSCA DOS GUARDIÕES DA LEMBRANÇA: Imaginário e Paisagem na Memória de Seringueiros do estado do Acre
RESUMO
A presente dissertação teve como objetivo discutir como se constitui o Imaginário e a Paisagem na Memória de ex- seringueiros do estado do Acre – Os Guardiões da Lembrança. Para tanto, refletimos sobre a memória de maneira a compreender como o homem a constitui, a percebe e a revela e aprofundamos a interdisciplinaridade entre a Geografia Cultural (Paisagem e Lugar), Antropologia (Imaginário), História e Psicologia (Memória). Foram utilizadas metodologias qualitativas a partir do método fenomenológico em 12 (doze) seringueiros das regionais do Baixo e Alto Acre e Juruá. Na primeira etapa fizemos um campo para obter o máximo de informações sobre o Acre e os seringueiros. Na segunda etapa fomos para a atividade de campo propriamente dita, com um roteiro baseado nos seguintes procedimentos: Entrevistas Narrativas, Entrevistas Semi-estruturadas, Coleta de dados com GPS, Coleta de imagens, Diário de Campo e Visita a seringais próximos aos centros urbanos. A terceira etapa consistiu na Catalogação e Interpretação dos Depoimentos por meio da Análise de Conteúdo. Concluímos que os seringueiros armazenam na memória, uma floresta Amazônica envolvida por paradoxos e temporalidades, com paisagens contraditórias e complementares.
Palavras-Chave: Paisagem, Memória, Seringueiros, Acre
Componentes da Banca:
Fonte: posgeo