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RETIFICAÇÃO DO HORÁRIO DA DEFESA DE MESTRADO DE JOSÉ NOVAIS DE JESUS

Dia 14/04/2010 às 16:00 horas


Convidamos a todos a assistirem a defesa de dissertação de:

 MESTRANDO

 José Novais de Jesus

 DIA E HORÁRIO

 14 de abril de 2010 às 16:00 horas

 LOCAL 

 Mni-Auditório do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás - Campus Samambaia

 TÍTULO

 AS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA NO TERRITÓRIO GOIANO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO E O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA CAMPONESA

RESUMO

Este trabalho busca compreender as contribuições das Escolas Família Agrícola dos municípios de Goiás, Orizona e Uirapuru para o fortalecimento da agricultura camponesa. As experiências com a Pedagogia da Alternância tiveram origem em território francês, no início da década de 1930. No Brasil, a implantação das Casas Familiares Rurais e das Escolas Família Agrícola teve início a partir dos anos de 1960.  Alternativas que trabalham com a Pedagogia da Alternância iniciaram-se no Estado do Espírito Santo. As construções das EFAs em território goiano sugiram a partir da década de 1990 no Município de Goiás. Assim essas experiências na Pedagogia da Alternância estão sendo assumidas pelos CEFFAS (Centros Familiares de Formação por Alternância). Nesse sentido as EFAs foram pensadas para atender especificamente os jovens do campo e buscar alternativas diante das dificuldades que os agricultores camponeses enfrentavam referentes aos conhecimentos de técnicas agrícolas e da gestão das unidades camponesas. A educação profissional por meio da Pedagogia da Alternância tem proporcionado aos jovens campesinos o desenvolvimento de novas práticas agrícolas e pecuárias na perspectiva de aumentar a renda e poder permanecer no campo. Esta pesquisa constatou que a escola sozinha não resolve os problemas sociais e técnicos sendo necessário envolver a participação das secretarias da Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Cultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, (PRONERA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), os diversos movimentos sociais, enfim, as EFAs necessitam de dialogar com os diversos segmentos sociais para viabilizar as ações conjuntas nos campos político e pedagógico. A pesquisa mostrou que as EFAs enfrentam grandes desafios frente às imposições das políticas educacionais, à desvalorização dos camponeses e à exaltação do agronegócio. As disputas territoriais são marcas desses conflitos no campo. Ainda há dificuldades para se entender as EFAs como movimento de educação do campo, pelas contradições que se manifestam nessas escolas, reproduzindo a lógica do tradicionalismo. Porém, as EFAS e a Pedagogia Alternância ainda são a alternativa de educação viável no espaço rural, pois esse método permite integrar escola, família e comunidade na busca de soluções para os problemas vividos pelos agricultores camponeses.

 

Palavras-Chave: Educação do campo, Escola família Agrícola, Pedagogia da Alternância e agricultura camponesa.

 

Banca: Prof. Dr. Manoel Calaça

           Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes

                       Profª. Drª. Lana de Souza Cavalcanti

 

Fonte: PosGeo