topo.jpg
noticia1265893222_ORIG.jpg

DEFESA DE TESE DO DOUTORANDO CÉSAR AUGUSTUS LABRE LEMOS DE FREITAS

Convite para assistir à defesa pública

Convidamos a todos para assistir à defesa pública de Tese do doutorando César Augustus Labre Lemos de Freitas.

 TÍTULO

"A reciclagem e sua dinâmica reprodutora de uma situação de lumpemproletariado"

 DATA

23 DE FEVEREIRO DE 2010

 HORÁRIO

14:00 HORAS

 LOCAL

ANFITEATRO DO INSTITUTO DE ESTUDOS SÓCIO-AMBIENTAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS SAMAMBAIA

 RESUMO

                As relações de trabalho no capitalismo contemporâneo têm passado por significativas mutações, cujo significado para a organização social tem sido profundamente determinantes.  A dimensão desta importância pode ser percebida no cotidiano, em que o processo de transformação do ambiente tem se processado de forma cada vez mais intensa. 

                Isto tem contribuido para intensificar o grau de descartabilidade da produção contemporânea, característica inerente à formação social capitalista. Esta descartabilidade não é só das mercadorias produzidas, mas também do próprio trabalhador, pois uma parte considerável das classes trabalhadoras tem se tornado refugo, e os catadores estão inseridos neste processo. É perceptível também uma reestruturação do espaço a partir da criação/remodelação de atividades produtivas. Isto surge como resposta as necessidades de construção/reconstrução de uma nova geografia do trabalho sob a formação social capitalista no século XXI.

                Aparece de forma  significativa também  uma  nova divisão técnica do trabalho, que tem como ponto central o redimensionamento espacial da classes trabalhadoras. Esta reespacialização fragmentária do trabalho, garante uma menor resistência a exploração e consequentemente a manutenção da lucratividade do capital.

                Assim, aparecem diversas maneiras de absorver trabalho vivo, de formas cada vez mais precárias, como na cadeia produtiva da reciclagem. Existe assim a reprodução de uma situação de lumpemproletariado que se materializa  em territórios cada vez mais precários. Esta precariedade, se dá essencialmente pela perda da capacidade das classes trabalhadoras em controlar  sua dinâmica de produção/reprodução social.

                Amplas parcelas das classes trabalhadoras ficam então espoliadas inclusive de seu direito à vida. Estamos vivenciando uma realidade de extrema desumanização pelo trabalho, e o catador expressa de forma bastante evidente este processo.

Palavras-chave: Situação de lumpemproletariado, trabalho precário, território e valor.

 

 

Fonte: PosGeo