
DEFESA DE MESTRADO DE VANDERVILSON ALVES CARNEIRO, DIA 28/04 ÀS 14H00
Título:
Concepções de Trabalho de Campo e Ensino de Geografia nas Licenciaturas do Sudoeste Goiano.
Data/hora:
28/04/2009 às 14h00
Local:
Mini-Auditório do IESA, Campus Samambaia/UFG
Banca:
Prof. Dr. Manoel Rodrigues Chaves – UFG
Prof. Dr. Francisco Carlos de Francisco – UNESP
Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro – UFG
Prof. Dr. Manoel Rodrigues Chaves – UFG
Prof. Dr. Francisco Carlos de Francisco – UNESP
Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro – UFG
RESUMO
O trabalho de campo e urn dos recursos didaticos mais tradicionalistas da seara geografica para a busca do conhecimento. Este recurso tern sido marcante tanto na Universidade como nos ambientes escolares dos ensinos fundamental e medio. A presente pesquisa busca conhecer as concepções de docentes e discentes sobre 0 recurso didcitico trabalho de campo nos Cursos de Licenciaturas em Geografia do .Sudeste Goiano. Os dados foram coletados por meio de questioncirios com docentes e discentes em seus ambientes de estudo e trabalho. A analise dos resultados possibilitou mostrar as concep~oes de trabalho de campo tanto de docentes como de discentes. A averigua~ao mais detalhada atraves dos graficos destacou que ha concep~oes significativas entre do centes e discentes no que diz respeito ao recurso didaticp denominado de trabalho de campo, aplicado junto as disciplinas dos cursos em questao. Mediante as diversas alternativas de trabalhos de campo, os discentes e os docentes da Universidade Estadual de Goias, Unidade Universitaria de Pires do Rio optaram' peIa modalidade do tipo motivadora e, os docentes e discentes da Universidade Federal de Goias, Campus de Catalao esco lheram a modalidade do tipo treinadora. Independentemente da escolha do tipo e/ou modalidade de trabalho de campo, os docentes e os discentes devem ter clareza que essa atividade e muito importante para 0 conhecimento geografico e, e atraves dele que as paisagens, os lugares e os municipios SaD descortinados.
Palavras-chave: Trabalho de campo. Licenciaturas, em Geografia. Recurso didatico.
Concepções de discentes e docentes.
Concepções de discentes e docentes.
Fonte: Secretaria PosGeo