topo.jpg
noticia1227719387.JPG

DEFESA DE MESTRADO DE JOSELITA MODESTO CORDEIRO DIA 18/12 ÀS 14:00H

Educação: a temática ambiental na formação de professores do ensino básico da rede estadual de Goiás, em Goiânia.

Título:
"
Educação: a temática ambiental na formação de professores do ensino básico da rede estadual de Goiás, em Goiânia".

 

Data/Hora: 

18/12/2008 às 14h00min

 Local:

Mini-Auditório da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, Campus Samambaia/UFG

 

Banca:

 

 


RESUMO

A formação de professores é uma importante categoria de análise nas pesquisas educacionais, pois, é ela responsável pela construção dos saberes e das habilidades dos docentes. Deste modo, o currículo dos cursos de formação de professores merece reflexão, analise e precisa ser repensado levando em consideração os anseios da sociedade, principalmente, no que tange a questão ambiental.

Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a formação ambiental dos professores do ensino básico da Rede Estadual de Goiás, em Goiânia, bem como levantar as novas perspectivas para uma Educação do Futuro. Para tanto, buscou-se o estudo das representações sociais de meio ambiente dos professores reconhecendo nelas as experiências vividas; foi construído o perfil dos professores pesquisados destacando o tempo de docência; procedeu-se a observação indireta de suas práticas educativas sobre meio ambiente; diagnosticou-se a situação da formação ambiental desses professores; também foi levantado a Legislação Ambiental Brasileira para o ensino formal e confrontado com o diagnóstico para retirar daí alguns questionamentos; buscou-se levantar as novas perspectivas para a educação do futuro; por fim, propôs-se uma metodologia com base na perspectiva transdisciplinar para a formação ambiental de professores.

Foi utilizada para o desenvolvimento da pesquisa a metodologia qualitativa-quantitativa, como modalidade buscou-se a representação social e análise documental. Como instrumentos a entrevista estruturada, a observação indireta e a roda de prosa.

Espera-se, com o resultado desta pesquisa, contribuir com a reflexão sobre a formação ambiental de professores sendo ela, inicial ou continuada. Faz-se necessário pensar na estrutura das instituições educacionais e seus currículos para a formação de professores que tenha como base as novas perspectivas para a educação do futuro.

 

Palavras chave

Educação e meio ambiente – representação social – formação de professores e perspectiva transdisciplinar.

 

Profa. Dra. Sandra de Fátima Oliveira - UFG (Orientador)
Prof. Dr. Ivanilton José de Oliveira - UFG (Membro)
Profa. Dra. Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza - UFG (Membro)

Fonte: Secretaria PosGeo