DEFESA DE MESTRADO DE ÁDRIA MESSIAS PEREIRA, DIA 23/10 ÀS 15H00
Título:
"Ação e (Des) Motivação do Professor de Geografia: a Prática Docente do Professor de Geografia no Ensino Fundamental"
Data/hora:
23/10/2008 às 15h00
Local:
Mini-Auditório do Instituto de Estudos SócioAmbientais, Campus Samambaia/UFG
Banca:
Prof. Dr. Antonio Carlos Pinheiro - UFG/UNIFEST (Orientador)
Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda - UFU (Membro)
Profa. Dra. Lana de Souza Cavalcanti - UFG (Membro)
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo compreender a concepção dos professores de Geografia das escolas municipais da região sul de Goiânia da motivação, bem como a compreensão de suas motivações durante a prática docente. Portanto trata-se de uma investigação das concepções e motivações dos Professores de Geografia. Participaram do estudo na primeira etapa 14 (quatorze) professores Geografia, com formação em Geografia, de Escolas Municipais da Região Sul de Goiânia, os quais responderam a um questionário que buscou investigar as suas concepções acerca de motivação, e dentre esses, foram selecionados 5 (cinco) professores que se consideram motivados para participar da segunda etapa da pesquisa, uma entrevista semi-estruturada, cujo objetivo é investigar suas motivações na prática docente. Num primeiro momento fez-se uma revisão bibliográfica da motivação como uma problemática no cotidiano dos professores de Geografia, o que buscou como base para análise as contribuições de Vigotski e de seus sucessores. Num segundo momento realizou-se uma breve revisão bibliográfica das principais temáticas levantadas pelos professores que responderam o questionário e a entrevista semi-estruturada, como a Educação Geográfica, as contribuições atuais da Didática para a prática do professor, o processo identitário dos professores, sua formação continuada e as contribuições da motivação para a prática docente. Num terceiro momento fez-se uma breve apresentação da Região Sul de Goiânia, com o intuito de uma melhor compreensão da realidade onde atuam os professores participantes da pesquisa, e em seguida são discutidas as respostas contidas nos questionários em relação às suas concepções sobre motivação. E num quarto momento, com o intuito de abordar a problemática da (des) motivação do professor de Geografia, analisaram-se as motivações que estão presentes na prática destes docentes. Esse trabalho destaca a necessidade da valorização da motivação do professor de Geografia durante sua prática docente, por parte do poder público, da Universidade e pelos próprios componentes do ambiente escolar. Portanto, para que ocorra um melhor entendimento da realidade atual da educação formal goianiense é fundamental que as motivações dos professores sejam consideradas e valorizadas. Quanto maior o entendimento das emoções dos sujeitos formadores, maior o descortinar de um leque de possibilidades humanas durante o processo de ensino-aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE
Motivação/Motivo; Prática docente; Mediação; Formação Continuada e Identidade.
Fonte: Secretaria PosGeo