
DEFESA DE MESTRADO DE ANNA MARIA KOVACS KHAOULE, DIA 23/10 ÀS 10H00
Título:
"Projetos de Ensino: Contribuições para a Formação de Professores de Geografia"
Data/hora:
23/10/2008 às 10h00
Local:
Mini-Auditório do Instituto de Estudos SócioAmbientais, Campus Samambaia/UFG
Banca:
Prof. Dr. Antonio Carlos Pinheiro - UFG (Orientador)
Prof. Dr. Rafael Straforini - UERJ (Membro)
Profa. Dra. Lana de Souza Cavalcanti - UFG (Membro)
RESUMO
Essa pesquisa constitui um estudo sobre a formação de professores de Geografia. Está vinculada à linha: Geografia e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA). Tem como objetivo principal investigar a contribuição de projetos de ensino para a formação de professores de Geografia. Para isso, o campus escolhido para a realização da pesquisa foi o curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Porangatu - e as escolas-campo envolvidas na prática do Estágio Supervisionado. Este trabalho é de natureza qualitativa. Tem base na observação direta e participante e aproxima-se da pesquisa-ação. O Estágio com projetos foi desenvolvido em três etapas. A primeira consistiu em preparar os alunos-estagiários para elaboração de projetos de ensino, na disciplina Prática de Ensino. O segundo momento consistiu na efetiva elaboração dos projetos. O terceiro momento consistiu na execução e avaliação desse instrumento pedagógico, tendo em vista a integração teoria e prática e a superação de uma abordagem tradicional. Foram elaborados e executados quatro projetos: Movimentos populacionais, realizado por dois grupos de alunos, em duas escolas na cidade de Porangatu; Solo e água: uso e preservação, realizado também em Porangatu; Coleta seletiva e reciclagem, realizado na cidade de Formoso e; Meio ambiente e cidadania ambiental, , realizado em uma escola de Mutunópolis. A execução e a avaliação dos projetos nas disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado constituíam os dados para a análise desta pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino - Geografia - Formação de Professores - Estágio - Projetos
Fonte: Secretaria PosGeo