DEFESA DE MESTRADO DE KARLA ANNYELLY TEIXEIRA DE OLIVEIRA, DIA 23/08 ÀS 09H30
Título:
"Saberes docentes sobre a Geografia Urbana Escolar"
Data/hora:
23/08/2008 às 09h30
Local:
Mini-Auditório do Instituto de Estudos SócioAmbientais, Campus Samambaia/UFG
Banca:
Profa. Dra. Lana de Souza Cavalcanti - UFG (Orientador)
Profa. Dra. Beatriz Aparecida Zanatta - UCG (Membro)
Prof. Dr. Antonio Carlos Pinheiro- UFG (Membro)
RESUMO
Nesta dissertação investigou-se a formação do professor de Geografia para a composição do saber docente sobre a Geografia Urbana escolar. A formação docente é concebida como um continuum que envolve a história de vida do professor, a formação inicial na universidade e o trabalho docente na escola. O desenvolvimento da pesquisa se deu com base nos seguintes questionamentos: qual o papel da formação de professores de Geografia na constituição de seus saberes sobre a Geografia Urbana escolar? Como a cidade é ensinada nos cursos de Geografia? Como a cidade é ensinada na matéria Geografia na Escola? A partir do conteúdo cidade, em um estudo de caso de orientação qualitativa, procurou-se compreender a trajetória de formação de cinco professores de Geografia egressos das Universidades Federal, Católica e Estadual de Goiás, que trabalham em Goiânia. Sobre a formação na Universidade procedeu-se à análise dos seguintes pontos: as aspirações dos professores em relação à Universidade, ao curso de Geografia e à profissão docente; as condições sob as quais eles realizaram o curso; a avaliação desses professores sobre sua formação no conteúdo cidade. Atentou-se também para o modo como a cidade é ensinada nos cursos de Geografia. Procurou-se verificar, na escola, como os professores ensinam o conteúdo cidade e identificar tanto as fontes e critérios utilizados por eles na seleção dos conteúdos que ensinam, além do que eles pensam sobre o ensino de cidade que realizam. Concluiu-se que, a formação do professor de Geografia, com vistas à construção de seu saber sobre a Geografia urbana escolar, é marcada por uma série de precariedades, as quais vão desde a opção pela profissão, passam pelo percurso universitário e chegam às condições de trabalho na escola. Assim, há um movimento amplo que não possibilita creditar as fragilidades da Geografia Urbana escolar ensinada pelos professores à formação docente na Universidade, tampouco às condições de trabalho na escola e menos ainda às aspirações pessoais dos professores sem considerá-los em conjunto e tendo como referência o papel do Estado e da estrutura socioeconômica nesse processo. A isso ainda deve ser associado o papel da ciência, do conhecimento, como discurso de legitimação e de crítica dessa realidade.
PALAVRAS-CHAVE
Geografia escolar, Ensino de cidade, Geografia urbana escolar, Saberes docentes.
Fonte: Secretaria PosGeo