Título:
Conhecimentos Acadêmicos e Conhecimentos Práticos: A Formação de Professores de Geografia nos Primeiros Anos de Experiencia Profissional.
Data/hora:
06/07/2007 às 14h00
Local:
Mini-Auditório do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais/UFG
Banca:
Profa. Dra. Lana de Souza Cavalcanti/UFG (Orientador)
Profa. Dra. Beatriz Aparecida Zanatta/UCG (Membro Titular)
Prof. Dr. Eguimar Felício Chaveiro/UFG (Membro Titular)
RESUMO
Este estudo teve como foco principal abordar a distância que existe entre os conhecimentos acadêmicos geográficos e os conhecimentos efetivamente práticos de um docente de Geografia em inicio de experiência profissional e investigar como o processo de construção da identidade profissional ocorre através da mediação: formação acadêmica e pratica pedagógica. A pesquisa se constitui numa perspectiva metodológica qualitativa de cunho etnográfico. Na etapa de levantamento de dados serão observados, entrevistados e acompanhados seis docentes da área de Geografia, do ensino fundamental, de três instituições de ensino: estadual, municipal e privada, da cidade de Goiânia, no estado de Goiás, que tenham se formados nestes últimos cinco anos.
PALAVRAS-CHAVE: Prática docente, Formação de professores, Identidade profissional, Ensino fundamental e Geografia.