topo.jpg
Priscilla_defesa

Defesa de dissertação da mestranda PRISCILLA RÉGIA DE CASTRO PEREIRA

Dia 24 de agosto, às 14 horas.

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia convida a todos para sessão pública de defesa de dissertação da mestranda Priscilla Régia de Castro Pereira.

 

Data e horário

Dia 24 de agosto de 2012, às 14:00 horas

 

Local

Mini-auditório do Instituto de Estudos Socioambientais - Universidade Federal de Goiás - Campus Samambaia

 

Título

Os problemas no Ensino-aprendizagem dos conteúdos de cartografia com bases matemáticas: uma avaliação no âmbito da disciplina de Geografia do 6º ano na rede pública de ensino de Anápolis, Goiás

 

RESUMO

A dificuldade havida no processo de ensino-aprendizagem da Cartografia já é um fato comprovado mediante os vários trabalhos desenvolvidos na área. Porém notamos que, em face dessas dificuldades, havia um ponto que se destacava: a influência da Matemática no aprendizado de alguns conteúdos primordiais da Cartografia (fusos horários, coordenadas geográficas e escalas). Entender como, de fato, essa influência ocorria foi o princípio norteador da pesquisa. Muitos questionamentos rondam esse problema. Por que os alunos — tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior — demonstram tanta dificuldade na aprendizagem desses conteúdos próprios da Cartografia presentes na Geografia? Em que momento do processo de ensino esse problema sucede? O que ocorre no ensino da Matemática que leva os alunos a adquirirem certa aversão a tal área do conhecimento? Por que os professores da Educação Básica enfrentam dificuldades em ensinar tais conteúdos? A forma como esses conteúdos têm sido ministrados é um fator relevante na gênese do problema? Existem métodos que possam minimizar a dificuldade enfrentada por professores e alunos? Para que esses questionamentos fossem respondidos, propusemos como objetivo geral a investigação das causas das dificuldades de ensino-aprendizagem dos conteúdos de Cartografia, ligados à Matemática (escala, fuso horário e coordenadas geográficas), no 6º ano do Ensino Fundamental. E definimos os seguintes objetivos específicos: identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores de Geografia de escolas públicas do 6º ano, da rede pública de Anápolis (GO), em ensinar os conteúdos de Cartografia com base matemática; verificar as causas da deficiente aprendizagem desses conteúdos pelos alunos do 6º ano das escolas públicas de Anápolis; diagnosticar e avaliar os conteúdos de Cartografia presentes nos livros didáticos de Geografia adotados pelas unidades escolares participantes da pesquisa e apresentar proposta de ações para minorar os problemas que acarretam a deficiência na aprendizagem dos conteúdos de Cartografia com bases matemáticas. A fim de que fossem cumpridos todos os objetivos propostos, utilizamos das seguintes metodologias: levantamento bibliográfico, entrevistas, aplicação de questionários, observação sistemática de aulas, análise de livros didáticos e aplicação de um curso. Conclui-se que, com efeito, há uma dificuldade no ensino-aprendizagem dos conteúdos cartográficos ligados à Matemática e que ela está ligada não somente ao despreparo dos professores de Geografia quanto à Cartografia e à Matemática, mas também à falta de base dos alunos em relação à Matemática, o que está associado ao trabalho desenvolvido em sala de aula nos anos anteriores e que acaba refletindo na Cartografia. Por fim, cumprimos o intuito do trabalho: inquirirem-se as reais causas do problema, abrindo caminhos para métodos que possam abrandá-lo, como a aplicação de cursos aos professores como forma de aprimoramento profissional.

Palavras-chave: Cartografia – Matemática – Ensino-aprendizagem – Dificuldades

 

Componentes da Banca:

Prof. Dr. Ivanilton José de Oliveira - UFG

Prof. Dr. Janine Gisèle Le Sann - UFMG

Prof. Dr. Míriam Aparecida Bueno - UFG

 

Fonte: PPGeo